Confiança empresarial sobe 0,9 ponto em janeiro e vai a 98 pontos, revela FGV

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,9 ponto em janeiro ante dezembro, para 98,0 pontos

Autor: Agência Estado - EconomiaFonte: R7

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 0,9 ponto em janeiro ante dezembro, para 98,0 pontos, o maior nível desde março de 2014, informou nesta sexta-feira, 31, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 1,2 ponto, no sétimo mês consecutivo de crescimento.

"Após a terceira alta consecutiva, a confiança empresarial atinge o maior nível desde antes da recessão de 2014-2016. Nos últimos meses, o ICE tem sido impulsionado pelo setor da construção e pela melhora das expectativas em relação ao futuro, com destaque para a retomada do otimismo em relação a novas contratações", avaliou Aloisio Campelo Júnior, superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O Índice de Confiança Empresarial reúne os dados das sondagens da Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O cálculo leva em conta os pesos proporcionais à participação na economia dos setores investigados, com base em informações extraídas das pesquisas estruturais anuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a FGV, o objetivo é que ICE permita uma avaliação mais consistente sobre o ritmo da atividade econômica.

"Apesar da tendência favorável, o nível ainda baixo do índice que mede a percepção sobre a situação presente dos negócios mostra que a economia ainda precisa avançar para chegar a uma situação que possa ser avaliada pelo meio empresarial como sendo de normalidade'", completou Campelo Júnior.

Em janeiro, o Índice de Situação Atual (ISA-E) caiu 0,5 ponto, para 93,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 0,7 ponto, para 100,9 pontos.

Entre os componentes do ICE, houve melhora na confiança da Indústria, Comércio e Construção em janeiro. O resultado dos Serviços ficou praticamente estável (-0,1 ponto). A confiança da Indústria retornou ao nível de neutralidade ao subir pela terceira vez consecutiva, desta vez em 1,5 ponto. A confiança do Comércio subiu 1,2 ponto, influenciado pela melhora das expectativas. A confiança da Construção, que vem crescendo desde junho de 2019, atingiu 94,2 pontos, o maior nível desde maio de 2014 (94,6 pontos).

Em médias móveis trimestrais, todos os setores mantiveram a tendência ascendente, segundo a FGV. A coleta do Índice de Confiança Empresarial reuniu informações de 4.384 empresas dos quatro setores entre os dias 2 e 27 de janeiro.

voltar