Megaferiado na capital paulista: veja o que abre e o que fecha

Além do feriado na cidade de São Paulo, que se estende de 26 de março a 4 de abril, todo o estado está sob a fase Emergencial, que estabelece uma série de restrições

A partir desta sexta-feira, 26/03, começa o megaferiado na capital paulista. A cidade terá dez dias seguidos sem dias úteis. As atividades serão retomadas somente na segunda-feira 5/04.

Para restringir a circulação de pessoas e tentar conter o avanço da pandemia de covid-19, o prefeito Bruno Covas antecipou feriados municipais, deste e do próximo ano, para os dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1º de abril. Eles se juntam ao feriado nacional de 2 de abril (Paixão de Cristo).

Vale lembrar que, embora o megaferiado envolva apenas a capital paulista, todo o estado está sob a fase Emergencial do Plano São Paulo, que restringe o funcionamento de diversas atividades econômicas e determina toque de recolher em todos os municípios entre 20h e 5h.

Confira como os serviços públicos e privados considerados essenciais irão funcionar durante o feriado:

SECRETARIA DA FAZENDA

Somente os postos na capital e no ABC paulista fecharão no período de 26 de março a 4 de abril. As unidades do interior permanecem com atendimento normal.

BANCOS

Durante os feriados antecipados, os bancos não poderão funcionar. A única exceção é feita à Caixa Econômica Federal, que atenderá exclusivamente beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, em esquema diferenciado e número reduzido de agências abertas.

POUPATEMPO

Os 82 postos do Poupatempo em todo o Estado permanecerão fechados enquanto durar a fase Emergencial.

Nos canais digitais, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br , e no aplicativo Poupatempo Digital, estão mantidos os atendimentos on-line.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

Foi definido um novo período para o rodízio na cidade de São Paulo, das 20h até 5h, que já está valendo desde o dia 22 de março. Os dias para as placas proibidas não foram alterados.

BOLSA DE VALORES

A B3, empresa que opera as bolsas de valores, informa que o calendário original de funcionamento de pregão está mantido mesmo com a antecipação de feriados

EDUCAÇÃO

Escolas estaduais e municipais estão em recesso. As escolas particulares terão autonomia para funcionar, mas de forma remota.

SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde manterá abertos os seus serviços estaduais localizados na capital, durante os feriados antecipados pela Prefeitura de São Paulo.

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O mesmo ocorrerá nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), no Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, também manterão o atendimento dentro do expediente rotineiro durante o período. As únicas exceções serão as unidades farmacêuticas Dose Certa, que não terão atividades nestas datas.

A dinâmica de funcionamento dos postos de doação da Fundação Pró-Sangue pode ser conferida no site da instituição: www.prosangue.sp.gov.br.

SABESP

A Sabesp informa que os postos de atendimento da Companhia nas unidades do Poupatempo estão temporariamente fechados durante a fase Emergencial do Plano SP, em todo o estado. A medida está em vigor desde o último dia 6 de março.

Por conta da pandemia, a Sabesp pede aos cidadãos que utilizem os canais digitais de atendimento. A Companhia disponibiliza a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br e o aplicativo Sabesp Mobile para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Outra opção é a Central de Atendimento Telefônico pelos números 195 e 0800 011 9911 (Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina) e 0800 055 0195 (para demais cidades do interior e litoral).

DETRAN

Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar opções de serviços do departamento estadual de trânsito de São Paulo, como renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

As seis unidades do Detran.SP na capital, localizadas dentro dos postos do Poupatempo, permanecerão fechadas para atendimentos presenciais enquanto durar a fase Emergencial do Plano São Paulo.

A entrega ou retirada emergencial de qualquer documento está sujeita ao calendário de funcionamento do Poupatempo.

voltar